sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O texto crítico

o cavaleiro inexistente

        O cavaleiro inexistente e uma obra escrita por Ítalo Calvino no ano de 1885, a obra conta a historia de um cavaleiro que não existe na sua forma física, apenas espiritual. Mesmo assim armado dos pés à cabeça, não no sentido literal da expressão, parte em aventura com o seu fiel escudeiro, a serviço de seu rei Carlos Mogno.
    Uma obra que quebrou a barreira do tempo e continua a encantar gerações passando, como legado, de pai para filho.Uma fantástica aventura entre um autêntico mar de palavras que transmitem emoções, ao longo de toda a viagem. A melhor obra de toda a trilogia da qual pertencem livros como o "visconde cortado ao meio" e o " barão trepador", igualmente bons e encantadores.


Bárbara Freitas, nº1






sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Entrevista

Já foi eleito pelo jornal Gaiense mais de vinte vezes como melhor jogador em campo. Tiago Figueiredo de 17 anos entrou no mundo do futebol com os seus cinco anos de idade.
Já conta com mais de 150 golos na sua conta pessoal. Manteve-se no clube atual até ao segundo ano infantil. No ano seguinte, integrou no clube desportivo de Candal onde permaneceu duas épocas.


De onde vem o seu gosto pela bola ?

Eu, desde pequeno, jogava com o meu primo,em segundo grau,muito conhecido, chamado: Fernando Couto! Este despertou-me o gosto pela bola.

Alguma vez pensou deixar o futebol ?

Muito sinceramente, penso que não irei deixar  o futebol porque, para mim, o futebol é a minha vida. Só o deixarei se o meu estado físico não o permitir.

Qual o seu objetivo para o futuro ?

O meu objetivo é trabalhar para alcançar um grande patamar no futuro até conseguir ser reconhecido internacionalmente.

Qual o jogador  com quem mais se identifica ?

Eu identifico-me muito com o jogador Eric Cantona porque, desde que comecei assistir a jogos de futebol, sempre tive gosto em vê-lo jogar.

É fácil para si conciliar a escola com o futebol ?

É um pouco complicado, pois tenho muita carga horária escolar.

A sua família apoia-o nos seus jogos ?

Sim, principalmente os meus pais e avós.

O Tiago é um jovem com futuro e empenhado. Nota-se, nas suas palavras,que ambiciona ser um jogador profissional. Tem capacidade e vontade para atingir os seus objetivos de vida.

Rui Andrade, nº13
Tiago Fonseca, nº14

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Notícia

Em maio de 2014, a chegada da polícia judiciária à Escola Básica de Santa Marinha em Vila Nova de Gaia, provocou uma onda de pânico.

Mas, tratava-se apenas de uma visita especial a esta instituição.
Tudo começou quando alguns inspetores formaram e tocaram diversas músicas  com trombones, tubas e com auxilio de maestro. Passados uns minutos, dirigiram-se até ao exterior da escola para demonstração dos cães. Eram muito bem treinados:
-Conseguiram passar por arcos de fogo, túneis e rampas feitas com tábuas de madeira para os cães subirem e descerem.
 Começaram a simular um assalto, com o assaltante a usar como refém uma professora, ameaçando-a com uma arma de fogo. A polícia apercebeu-se da situação, escondida e acompanhada por um rotweiller.
Quando o assaltante avistou ao longe a polícia, quase ia matando o refém. Foi nesse preciso momento que o cão ferrou a perna do assaltante, mantendo-o quieto.




Tiago Morais nº 15 8A